Automação de Marketing para pequenas e médias empresas | M2U

O marketing que conhecemos atualmente é fruto de uma série de mudanças e adaptações, baseadas no crescimento e nas tendências de mercado ao longo dos anos. Hoje, o marketing digital é um dos setores do marketing que mais está presente na vida dos empreendedores.

Neste cenário, um dos recursos que mais auxilia o marketing digital é  o chamado de Marketing Automation. Para que você possa entender como ele funciona nas pequenas e médias empresas, precisamos primeiro falar  sobre as diversas ferramentas usadas para a captação de clientes na internet.

Entre essas ferramentas, o envio de e-mail marketing, a criação de websites, anúncios em links patrocinados e Inbound marketing são as mais utilizadas.

A seguir, você verá que o uso do Marketing Automation é um recurso capaz de otimizar e rentabilizar ainda mais essas estratégias.

O que é o Marketing Automation?

Em linhas gerais, o Marketing Automation é definido como uma metodologia capaz de simplificar, automatizar e mensurar de forma mais eficaz os resultados de uma campanha de marketing digital. Esse tipo de marketing pode ser entendido como uma categoria de software que rastreia a entrada e todas as visitas em um site de determinada empresa.

Além disso, o Marketing Automation também pode realizar a gestão geral do site em questão, orientando os resultados de acordo com o processo interno de cada organização.

Para pequenas e médias empresas, o Marketing Automation pode ser um ótimo recurso, afinal, ele otimiza diversas tarefas, oferecendo resultados que podem impactar as futuras decisões estratégicas e ainda economizar bons recursos financeiros.

Quem pode usar o Marketing Automation?

Qualquer empresa pode ser beneficiada com o Marketing Automation, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte. Entretanto, se o tamanho da empresa não tem importância, sugiro escolher a ferramenta de Marketing Automation.

Empresas de menor porte podem recorrer aos recursos da ferramenta mais simples, enquanto empresas de médio à grandes portes possam optar em investir em funcionalidades mais avançadas, capazes de atender de maneiras mais amplas às demandas de seus clientes.

Quais as vantagens do Marketing Automation?

Entre as principais vantagens do Marketing Automation, as melhores são:

  • Criação de landing pages e gravação de cookies dos computadores dos visitantes de um site;
  • Capacidade de priorizar os contatos da sua lista de e-mails conforme o grau de interesse demonstrado em seus produtos;
  • Possibilidade de mensurar os resultados reais de cada campanha e saber quais são os conteúdos que tiveram melhor performance;
  • É multicanal: Aumenta a produtividade, contribui para a eficiência das campanhas e possibilita um bom retorno sobre o investimento.

Seja qual for o seu objetivo o Marketing Automation oferece  soluções capazes de revolucionar os departamentos de marketing conhecidos até então.

Se você se interessou pelo assunto, estude as metas da sua empresa e coloque as suas ideias em prática e se precisar, me chame!